quarta-feira, 5 de outubro de 2011

*QUENTE* Qatar - a Fênix da Copa do Mundo?


Qatar diz lutar contra imagem de corrupção por Copa. Um denunciante alegou que membros do Comitê Executivo da Fifa receberam propina.

O secretário-geral do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2022 disse nesta quarta-feira (5) que o Qatar ainda luta para convencer o mundo de que a vitória do país no processo de escolha da sede do torneio não foi conquistada de forma corrupta. O país já enfrentou várias acusações de suborno desde que se tornou, em dezembro, o primeiro país do Oriente Médio a conquistar o direito de organizar a competição.


Um denunciante alegou que dois membros do Comitê Executivo da Fifa receberam US$ 1,5 milhão para votar no Qatar, ainda que depois tenha recuado nas acusações. Hassan al Thawadi, secretário-geral do comitê organizador do Qatar, se mostrou incomodado com a situação.

- A percepção [de corrupção] sempre será uma frustração até que superemos a imagem que as pessoas têm de nós.


Essa percepção piorou pelo banimento por toda a vida do dirigente catariano Mohamed bin Hammam, que presidiu a Confederação Asiática de Futebol, por tentar comprar votos para as eleições presidenciais da Fifa.

Fonte: Esportes.r7.com

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x

A Copa está chegando, preparativos estão sendo realizados para uma grande e inesquecível festa!

Todos comemoram a realização do sonho que é sediar este espetáculo no Brasil em 2014!

Mas...

...vocês sabem mesmo qual o motivo do evento ter sido "sorteado"  para este país?

Não estou entendo... O que Qatar tem haver com Brasil?

A Transparência Internacional (TI) é uma organização não-governamental que tem como principal objectivo a luta contra a corrupção. Foi fundada em março de 1993 e encontra-se sediada em Berlim. É conhecida pela produção anual de um relatório no qual se analisam os índices de percepção de corrupção dos países do mundo.

O Índice de Percepção da Corrupção é hoje a mais conhecida e utilizada medição da corrupção em pesquisas científicas. Para formar o índice, empresários e analistas de diversos países são convidados a dar sua opinião sobre o grau de corrupção em cada país. Desta forma, o índice não mede objetivamente a corrupção, mas sim como o conjunto da sociedade percebe subjetivamente a corrupção em cada país.

O índice, que de início abrangia algumas dezenas de países, avaliou, em 2006, 159 nações, que recebem notas de zero a dez. As notas próximas a zero indicam elevados níveis de corrupção e as próximas a dez apontam para baixos níveis de percepção da corrupção.

O índice é criticado por duas razões principais. Primeiro, pela influência que a corrupção passada ou o destaque dado pela imprensa a casos isolados pode exercer nas pessoas pesquisadas. Segundo, a forma de cálculo dificulta que se projetem os índices em séries estatísticas.

Outro índice divulgado pela TI é o índice de países corruptores. Com base em questionário dirigido a milhares de pessoas de diversos países em negócios internacionais, a TI elabora uma lista em que países exportadores são ordenados de acordo com a maior ou menor alegada propensão de empresas neles sediadas de pagarem propinas na hora de fazerem negócios no exterior.

Este índice poderá ser criticado pelo fato de as pessoas pesquisadas terem que dar sua opinião sobre mais de 20 países, já que é possível que os inquiridos não tenham tido experiência com empresas oriundas de todos os países referidos, e que tenham respondido de acordo com uma opinião pessoal subjectiva.

Agora sim não estou entendendo nada!

Confira as análises feitas pela Transparency International no ano de 2010 abaixo (lembrando que a nota é de 0 a 10 onde 0 é extremamente corrupto e 10 é muito limpo):

África do Sul (4.5) - Copa de 2010

Brasil (3.7) - Copa de 2014

Rússia (2.1) - Copa de 2018

Sim... E...?

A Copa na África do Sul ficou reconhecida pelos escândalos de corrupção e falta de segurança. Construíram estádios monumentais em um país extremamente dividido financeiramente para serem utilizados durante o evento FIFA e que agora não servem para nada! Os trabalhadores viviam em greve devido as más condições de trabalho. 

E o que aconteceu? NADA!

Mas África é África não é mesmo? Hehe...

Ricardo Teixeira está com a corda no pescoço há muito tempo. Só esqueceram de enforcar. Envolvido em vários esquemas de corrupção há tantos anos que nem sei mais contar. Os estádios estão sendo construídos com dinheiro público, entre eles o mais famoso de todos, o Itaquerão, que será do Corinthians. Os trabalhadores vivem em greve devido as más condições de trabalho.

O que está acontecendo? NADA!

É mesmo..

Preciso dizer algo sobre a Rússia? Um país com nota 2.1 (alarmante, não?) no índice de corrupção onde as máfias controlam os poderes, desestabilizando a economia e impondo medo aos cidadãos comuns. Um lugar onde nada é feito e todos se acostumaram a conviver com isso. Uma boa parcela da sociedade russa ainda admira os mafiosos.

O que vai acontecer? NADA!

Cara!#@ p*t@ m3r*4!

Para nossa surpresa, surge um candidato à Copa que nós nunca iriamos imaginar: Qatar. O que há de tão importante neste pequeno país árabe?

Veja o índice de transparência do Qatar:

Qatar (7.7) - Copa de 2022

Impressionados?

Agora vamos refletir...

Nossos amiguinhos da FIFA são jovens com idade média de 50 anos... cedo ou tarde eles irão abandonar seus postos e outros virão. Melhores ou piores. Mas virão. Esta geração FIFA comandada pelo corrupto João Havelange e Joseph Blatter está chegando ao fim.

O que eles estão fazendo?

O óbvio... GARANTINDO O PÉ DE MEIA!

Pelo menos até a Copa de 2022...

Refletiram? Bem... as vezes o óbvio está na nossa cara e a gente se recusa a ver...

O pequeno país agora carrega um peso de anos de corrupção nas costas e o objetivo deles é provar que esta nota não é por acaso! É uma imensa responsabilidade... e os olhos do mundo estarão de olho!

Em 2022, ao que tudo indica, a Fênix da Copa do Mundo ressurgirá das cinzas...

... e estamos torcendo para que isso aconteça!

Divulgue!

Fontes: Wikipédia / Transparency International

2 comentários:

Anônimo disse...

puxa.. so nao pode acontecer que nem o david http://www.gataplus.net/danca-deivid-danca/

Anônimo disse...

Muito tempo até lá ñ sabemos se o futebol vai durar tanto desse jeito