segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Desabafo - o futebol no Brasil é uma merda...

Ah... o futebol brasileiro!
 
Nada melhor do que torcer de corpo e alma para o seu time de coração! O sentimento de cantar, vibrar, chorar e sorrir no meio de uma torcida apaixonada é inexplicável. Só mesmo quem ama o futebol é capaz de entender todas essas emoções! Sendo brasileiro então... isso tudo é multiplicado inúmeras vezes! Uma verdadeira explosão de sentimentos!

Não é mesmo?
 
.
.
.
 
NÃO!
 
Ou pelo menos assim foi um dia.
 
A vitória esmagadora de do Barcelona sobre o Santos por 4 x 0 me fez lembrar um assunto que já gostaria de ter debatido aqui mas não tive tempo (ou simplesmente tinha esquecido)
 
O que está acontecendo como futebol brasileiro?
 
Sem sombra de dúvida o time do Barcelona é um timasso. Sem comparação. Um nivel a mais do que os melhores. Mas o que foi que ajudou no crescimento deste clube? Foi o torcedor? Foi a paixão?

Ou foi o dinheiro?
 
Ora, convenhamos... o investimento feito no atacante Messi não foi pra qualquer criança bancar! Ele sozinho poderia levar nas costas uns 50 clubes brasileiros fácil, fácil. Além disto, os melhores jogadores do mundo, de todos os paises, não estão jogando na Europa?
 
Molezinha, não é mesmo? Mas veja... o Barcelona não tem culpa de nada. Afinal, só existem dois clubes para as pessoas torcerem na Espanha: Barcelona ou Real Madrid - o resto é tudo Sparring, times pequenos que estão ali para cumprir tabela, times vitrines, times "pequenos".
 
 
O problema é quando isso começa a se refletir no Brasil...
 
Hoje em dia é modinha você ter um time brasileiro de coração e o segundo time ser o Barcelona. Ou é coisa de quem simplesmente não entende porra nenhuma de futebol ou simplesmente de quem é um admirador do futebol europeu. Escolha seu veneno.
 
Essa porcaria de midia que fica venera o futebol europeu como se eles fossem uma grande potência neste esporte desde sempre. Os supra-sumo da arte do futebol. De uma forma chula: a pica das galáxias!
 
Quem admira o futebol brasileiro hoje em dia? Que motivos uma pessoa tem para torcer fervorosamente para um clube nacional? Por que sofrer sendo que você pode torcer para o Barcelona ou para o Real Madrid?
 
A CBF, os cartolas e a Rede Globo, detentora do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, está pouco se lixando para o que vai acontecer se eles continuarem com essa "espanholização" do futebol.
 
Desde meados da década de 60 as grandes forças estão tentando transformar dois times nas principais potências brasileiras: Flamengo e Corinthians. Criando ilusões como "maiores torcidas", "torcidas mais apaixonadas" e "muitos títulos". Times de massa vendem mais jornal e dão mais audiência!
 
Por que vocês acham que times como o Santa Cruz estão na Série D? Falta de torcida não é e muito menos falta de paixão, isso eu posso te garantir! Quando eu era criança costumava assistir Fortaleza x Criciuma ou Paysandu x Sport-RE, por exemplo. O que são estes times hoje além de coadjuvantes para as massas?
 
Onde quero chegar com isso tudo?
 
O futebol brasileiro está em extinção! O Brasil é o verdadeiro cemitério de elefantes. Palco de grandes revelações e UTI para os macacos velhos como Ronaldo Fenômeno, Adriano, Ronaldinho Gaúcho, Luis Fabiano, etc.
Ou vocês acham mesmo que jogando bem eles estariam aqui?
 
Grandes times e grandes torcidas estão sendo DIZIMADAS. Suas histórias e tradições estão sendo encobertas pela lama dos cartolas e engravatados que comandam os bastidores. A Traffic que o diga.
Mas isso tudo está acontecendo aos poucos... de maneira sutil... há muito tempo... para que ninguém perceba. Estão enaltecendo alguns a custa de fracassos dos outros.
O futebol brasileiro caminha a passos largos para a espanholização...
 
Concluindo...
 
Se nós torcedores não mudarmos essa merda imediatamente, o nosso time em breve vai virar um mero Sparring, um coadjuvante.
 
O Santos hoje foi uma prova de que o futebol brasileiro NÃO VALE NADA!
 
Arrebentaram na Libertadores da América assim como o Universidad arrebentou na Sulamericana. Ano que vem os dois melhores times da américa se encontram na Libertadores. E dai? Convenhamos que comparar um time de tanta tradição como o Santos com um time do Chile é um pouco triste levando em conta a potência que foi o Brasil um dia...
 
Um dia...
 
Posso ter sido incisivo em algumas partes, mas é uma realidade tenebrosa e que não vejo esperança nenhuma. Um futuro sombrio nos aguarda, amantes do futebol, esperem para ver...

Um comentário:

Unknown disse...

Infelizmente é A PURA VERDADE!